sábado, 4 de maio de 2013

Aechmea 'Primera'

As Aechmeas são plantas da familia das Bromélias (Bromeliaceae). Este cultivar 'Primera' é um híbrido da Aechmea fasciata. A diferença mais visível entre uma e outra é que a 'Primera' não tem uns espinhos que a A. fasciata tem nos rebordos das folhas. É, por essa razão, uma planta mais fácil de manusear.
São plantas epífitas, o que quer dizer que na natureza crescem agarradas a um tronco ou ramo de árvore que lhes serve exclusivamente de suporte.
As folhas, nesta planta verde-acizentadas, crescem sem caule formando uma roseta central que muitos chamam de ninho ou urna. A àgua acumula-se nesse recipiente natural no centro da planta e nunca devemos deixar a roseta secar totalmente. Se possível, o ideal seria encher periodicamente com àgua destilada ou da chuva. Se a àgua começar a apodrecer despejamos a àgua e voltamos a encher para evitar a formação de bactérias..
De tempos em tempos estas bromélias dão uma bonita flor rosa-bébé de onde vão sair umas pequenas flores azuis ou rosa escuro. Esta floração pode chegar até aos 6 meses. Depois de dar flor a planta que floriu começa a secar pois só dá flor uma vez. No entanto já terão nascido dois ou três novas plantas brotando da base da planta-mãe e que darão flores no ano seguinte.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela participação. O seu comentário será publicado após ser aprovado pela equipa dos JARDINS SINTRA.