domingo, 14 de julho de 2013

Agapanthus africanus


Família: Amaryllidaceae
Sub-família: Agapanthoideae
Género: Agapanthus
Espécie: Agapanthus africanus

Planta muito conhecida em Portugal e que se adapta bem ao nosso clima. É bastante utilizada em jardins, bordaduras e vasos. A planta é constituída por rizomas de onde nascem folhas compridas, finas e arqueadas. A haste floral fina pode atingir os 60 cm de altura, dependendo da espécie e na ponta cresce um botão que, ao abrir, revela uma umbela de pequenas flores com 2 a 3 cm. Como pode ter até cerca de 30 flores, o efeito é muito bonito.
Os Agapanthus são origiários do Cabo de Boa Esperança, na África do Sul. Chegaram à Europa no final do séc. XVII onde foram rapidamente espalhados pelos mais importantes jardins.
Se vive num local de geadas fortes, pode ter que proteger os seus Agapanthus durante os meses mais frios mas normalmente são plantas resistentes ao nosso clima e muito fáceis de cultivar. Gostam de uma boa exposição ao sol, não são exigentes quanto ao tipo de solo, devendo permitir uma boa drenagem. Estas plantas gostam de ter o solo sempre ligeiramente húmido mas não alagado, daí a importância de uma boa drenagem do solo.
As plantas formam grupos que a cada 3-4 anos devem ser separados e replantados. Existem já vários híbridos de variados tamanhos e tonalidades de azul. Podemos encontrar também a variação 'Albus' que tem as flores completamente brancas. A floração é no início do Verão.


Agapanthus africanus



Agapanthus africanus 'Albus'


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Bem, agora não é altura de floração, não dá para ir cheirar... mas acho que não. Se tiver terá um aroma muito leve.

      Eliminar

Obrigado pela participação. O seu comentário será publicado após ser aprovado pela equipa dos JARDINS SINTRA.