quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Duranta repens


Ordem: Lamiales
Família: Verbenaceae
Ordem: Duranta
Espécie: repens

O seu nome foi dado em honra do botânico italiano Castore Durantes, que viveu no séc. XV.
É um arbusto ou pequena árvore que pode atingir entre o 1,5m e os 3 m de altura e igual tamanho na largura. Gosta de estar em locais com boa luz, sol e alguma sombra. Prefere solos húmidos.
Não é muito exigente quanto ao tipo de solos, adapta-se a variados solos, desde ácidos a alcalinos.
Em locais onde as temperaturas ficam muito baixas e onde acontecem geadas severas, esta planta pode não resistir a longos períodos gelados.

As folhas não são muito grandes e são ovais podendo ser dentadas, a sua cor é verde brilhante. Na ponta dos ramos nascem as inflorescências, em pequenos grupos ou cachos, com cores entre o branco, púrpura e azul. Existem ainda formas com folhas variegatas e com flores azuis ou lilases debruadas a branco. As flores têm pouco mais de um centímetro cada e são perfumadas. Uma planta estabelecida pode dar flores em grande parte do ano, da Primavera ao Outono. 

A Duranta repens dá também bagas amarelo dourado e a planta fica muito bonita pois pode estar com flores e bagas ao mesmo tempo. Atenção, as bagas são tóxicas, logo não comestíveis.

Esta planta é encontrada desde o sul da Califórnia, nos EUA, no México e nos países de clima tropical da América do Sul. Uma bonita planta, pouco exigente para os jardins portugueses, que pode ser utilizada como arbusto ou como sebe.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela participação. O seu comentário será publicado após ser aprovado pela equipa dos JARDINS SINTRA.