sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Grevillea


Grevillea semperflorens


Ordem: Proteales
Família: Proteaceae
Sub-Família: Grevilleoideae
Género: Grevillea
Hibridos: Primula x polyantha
Nome comum: 'Limpa-garrafas'

Plantas pertencentes a um género com cerca de 360 espécies e oriundo de florestas de chuva e áreas abertas na Austrália, Nova Guiné, Nova Caledónia, Indonésia e Sulawesi. Dentro do género podemos encontrar tanto plantas que atingem os 50 cm de altura como árvores de 35 m. Mas normalmente à venda encontram-se as espécies mais pequenas e cultivares de porte pequeno.
As flores não têm pétalas e têm umas formas muito bonitas e encaracoladas. As cores são quentes entre os amarelos, rosas e vermelhos.

Muitas Grevillea são usadas como plantas de jardim em locais de climas temperados e sub-tropicais. Muitas ficam floridas por longos períodos de tempo.
Gosta de terrenos com boa drenagem. Devem ser evitados terrenos argilosos pois acumulam água que provoca o apodrecimento das raízes. Podem ser plantados em vasos mas o ideal será no chão ou canteiro.

Devem ser plantadas de modo a receberem luz directa do sol ou em sombra parcial.

Estas plantas podem ser propagadas por pequenas estacas.




Grevillea semperflorens



Grevillea

2 comentários:

  1. tenho uma phaleonopsis en casa que comprei sem flor desde novembro passado,junto de uma janela sem luz direta,com temperatura de 19º no inverno cresceu uma folha que está bonita e crescendo na direção da janela .Rego todos os 8 dias e faço aduvação uma vez por mes .será que estou a fazer tudo bem gostaria de ter a sua opinião o que devo fazer para estimular a floração?Sou de portugal.Esta temperatura esta é de dia e de noite por causa do chao radiante e nºao apanha sol direto.Tenho que regar nenos vezes? De verão a temperatura chega aos 23º.Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Terá que esperar pela subida de temperatura e para estimular a floração, deverá haver uma diferença de temperatura entre o dia e a noite. Mais ou menos 10 graus. Se de noite chega fica nos 19 só quando aumentar de dia até cerca de 28 graus ela poderá despertar.
    Quando a temperatura está sempre igual a planta não dá flores.
    No entanto não a coloque abaixo dos 16ºC.
    Quando tiver alguma dúvida por favor escreva-nos por email para josesantos(arroba)jardinssintra(ponto)pt. Obrigado.

    ResponderEliminar

Obrigado pela participação. O seu comentário será publicado após ser aprovado pela equipa dos JARDINS SINTRA.